quarta-feira, 9 de setembro de 2015

7 Mitos sobre Arteterapia

 Desvendando A Arteterapia

7 Art Therapy Mitos Busted
Mesmo que a terapia da arte tem sido uma profissão estabelecida desde a década de 1940, e as artes têm sido utilizados para a cura e saúde para a maioria da nossa existência, é ainda não tão amplamente entendida como a terapia da conversa.
Falo aqui então, sobre alguns equívocos comuns sobre quem pode se beneficiar com a terapia da arte e o que esperar desse processo.
Mito # 1: A arteterapia é só para crianças.
A arteterapia é uma poderosa forma de terapia que combina ferramentas visuais e verbais para ajudar as pessoas de qualquer idade alcançar maior saúde física e mental e o bem-estar. É uma forma de envolver os centros de imaginação e sensoriais do cérebro na resolução de problemas. Não é necessária qualquer experiência especial ou talento artístico; tudo que você precisa é a sua imaginação e sua capacidade de escolher e responder à linha, forma e cor. Mesmo as pessoas com deficiência visual pode se beneficiar com a terapia da arte.
Usando meios artísticos "visualizar" questões e traduzir seus sentimentos em imagens pode ajudá-lo a ver as coisas do ponto de vista do olho de um novo, pássaro. Tendo feito isso, você pode alterar a imagem, e depois pensar sobre como alterar a sua realidade.
ART TERAPIA 3

Mito # 2: A arteterapia é para pessoas que são portadores de deficiência mental, transtornos mentais graves ou feridos cérebro e não pode expressar-se verbalmente.
Arteterapeutas têm habilidades especiais e treinamento no uso de meios de comunicação visual em aconselhamento, que pode ser muito útil quando se trabalha com pessoas cuja capacidade de se comunicar verbalmente está comprometida. Não confunda a terapia da arte para uma abordagem não-verbal, no entanto. Embora possa haver momentos em que menos conversa é necessária, especialmente com população inferior de funcionamento, o processamento verbal é uma parte muito importante do trabalho em arteterapia.
 Mito # 3: eu não sei desenhar, eu não vou ser bom em qualquer arteterapia.
As linhas retas são chatos

Este é um equívoco comumente realizado. As pessoas muitas vezes pensam que eles precisam para criar visualmente descrições "precisas" de situações ou fazer arte "beautiful". Enquanto algumas pessoas podem usar a terapia da arte desta forma, a maioria dos clientes de terapia de arte não pode ter feito arte em anos, ou mesmo décadas. Na terapia de arte, quase nunca existe um jeito "certo" ou "errado" para criar.Ele não tem que ser bonito, e, de fato, mais você pode deixar isso ir, mais rápido que costumamos fazer progressos.
 O terapeuta de arte está lá para orientá-lo através da utilização de material visual para expressar seus sentimentos, fazer as coisas fora de seu peito, e olhar para sua situação e resolver problemas de uma maneira nova. Às vezes, você vai encontrar as suas imagens visualmente agradável, e transformar a dor em beleza é muito estimulante, mas isso não é um pré-requisito para a terapia da arte para ter sucesso.
 Mito 4: A arteterapia é muito "woo-woo" para mim.
Hippie VanHum, não. Na verdade, isso não é o meu carro. Eu não vou pedir-lhe para "abraçá-lo", ou entrar em contato com sua aura.

Mito # 5: Um terapeuta de arte vai olhar para a minha arte e ver as coisas que eu não quero revelar.
Lupa crítica
Enquanto a arte pode nos dar algumas pistas sobre o que você está pensando e sentindo, somente o artista pode finalmente dizer o que seu significado é. Um terapeuta de arte pode ajudá-lo a refletir sobre diferentes possibilidades, ou transformar sua página em torno de vê-lo a partir de um novo ângulo, mas como em terapia da conversa, você permanece o perito em você. Nosso trabalho é ser um facilitador respeitoso, solidário das mudanças que você quer fazer. Olhando para a sua arte, eu não posso dizer quem você está namorando, o que erros você fez em sua vida, ou o que você comeu no café da manhã.
Mito # 6: Arteterapeutas não são "terapeutas reais."
Eu tenho um grau de pós graduada/ especialista entre outros diferentes cursos na área da saúde mental. Estou licenciada na Associação em São Paulo ( AATESP), e também tenho um registro como terapeuta de arte/ Educador. Nem todos os terapeutas de arte possuem licenças, mas todos os terapeutas de arte têm formação de nível pós graduação, assim como assistentes sociais e conselheiros de saúde mental.
Mito # 7: Um terapeuta de arte não será capaz de falar através de meus problemas comigo.
Terapia Mulher com texto
Como mencionei no nº 2, o processamento verbal é uma parte muito importante da arte-terapia. Durante o nosso treinamento como terapeutas da arte, aprendemos a gerar arte exercícios de terapia sob medida para cada cliente. O arteterapeuta se concentra tanto no processo do cliente de fazer arte, bem como o produto. O terapeuta de arte vai falar através de todas essas informações com o cliente.
Finalmente, não pense que um arteterapeuta nunca se envolve em terapia da conversa. Se você achar que tem um bom entrosamento com um arteterapeuta, mas se sente menos puxado para a arte, fale com ele ou ela sobre como você pode estruturar o trabalho de uma forma que atenda às suas necessidades. Eu tenho alguns clientes que utilizam a arte cada semana, outras pessoas que o utilizam algumas sessões, e não outras, e alguns que nunca ou apenas ocasionalmente usar a arte. O objetivo em arteterapia é entrar em sintonia com você e que irá ajudá-lo melhor atender às suas metas
fonte:/arteinfantil-elartes.com.br/