Criando com o inusitado
Após o carnaval é hora de iniciar os ensinamentos da arte.
Pensando em como transmitir a História da arte com atividades criativas e interessantes, apresentei as obras de Vik Muniz que são um excelente incentivo para que a arte entre no dia-a-dia da criança de maneira simples, acessível e divertida.Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que se utiliza de diferentes materiais para compor suas obras. Uma de suas principais técnicas é a criação e reprodução de famosas fotografias e pinturas usando açúcar, chocolate, diamante, sucata, terra, arame, linha e até brinquedos de plástico, como a figura ao lado. Com a reprodução pronta, faz uma fotografia dela, e assim é mostrada ao público; num trabalho que faz lembrar o impressionismo: quando se chega muito perto é que se percebe de que são feitas suas obras.
Mostrar alguns trabalhos de Vik Muniz para as crianças é uma forma de simplificar a arte e de mostrar que, todos nós podemos criar e ser artistas, com aquilo de mais simples que há no nosso cotidiano. Quem nunca fez desenhos com o ketchup no prato ou percebeu alguma figura no contorno da nuvem? Pois é esse o trabalho de Vik Muniz!
Brincando com um pouco de açúcar ou café sobre a mesa, ou seus alunos podem criar diversas figuras e depois fotografá-las.
Vik Muniz também fez uma bela série com sucata e lixo, utilizando, na arte, esses materiais que “não servem mais”. Com esse trabalho conheceu diversos catadores de lixo do aterro de Gramacho, no Rio de Janeiro.
"O Artista só faz metade da obra, o observador faz o resto" Vik Muniz
Fonte:
Vik Muniz Obra Completa 1989-2009 Editora Capivara
Nenhum comentário:
Postar um comentário