sexta-feira, 1 de julho de 2016

ATIVIDADES ARTÍSTICAS TERAPÊUTICAS NA ESTIMULAÇÃO DA PERCEPÇÃO VISUAL

Arteterapia & Educação



Já sabemos que a Arteterapia é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. 

Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.

Utilizo em meu ateliê, para isso, as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, musicalização, dança,drama e poesia.


Também é possivel aplicar na avaliação, no tratamento, na profilaxia (prevenção), reabilitação e educação de clientes especiais, sempre visando uma qualidade maior de vida. 



Na área da Educação vinculada com arteterapia, utilizo as  as atividades artísticas como recurso para estimular a percepção visual e auxiliar as criança e jovens com dificuldade de aprendizagem escolar. 

Segundo Frosting “a percepção visual intervém em quase todas as ações que executamos, sua eficiência ajuda a criança a aprender a ler, a escrever, a utilizar a ortografia, a realizar operações aritméticas e a desenvolver as demais capacidades necessárias para obter êxito escolar”. 

Trabalhando com atividades plásticas podemos auxiliar no reconhecimento e discriminação e interpretação de estímulos visuais, isso irá auxiliar e interferir nas ações executadas pela criança e jovens, assim como facilitar processos e etapas de construção , aprendizagem e aquisição de habilidades para execução de atividades específicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário