segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Psiquiatria

Psiquiatria " Medicina da Alma"


A Psiquiatria sempre foi considerada como a “medicina da alma”. Hoje, todas as perturbações ditas “psiquiátricas”, quando explicadas, são vistas como consequências de distúrbios do cérebro.
Há algumas décadas, surgiu a Psicossomática, afirmando que muitas doenças têm origem em problemas anímicos; esse conceito é ampliado pela Antroposofia a partir do conhecimento de que muitas doenças psiquiátricas têm fundamentos orgânicos. Assim, a Psiquiatria ampliada pela Antroposofia busca, em cada individuo, a correlação entre os sintomas que apresenta e um sistema de órgãos. Para obter o diagnostico, é preciso conhecer os sintomas típicos de cada órgão.
O objetivo é distinguir o processo da doença em si e o modo como cada indivíduo adoece. Um processo Arteterapêutico com base na Medicina antroposófica,  procura conhecer sua biografia desde o período da gestação, a maneira como foi acolhido na Terra, sua estrutura familiar, as influências ambientais e educacionais e sua atitude frente à vida.
Sabendo-se sempre que a partir do diagnóstico, é estabelecido uma forma terapêutica que poderá ser medicamentosa ou, ainda, encaminhamos o paciente para um acompanhamento multidisciplinar, tentando torná-lo, quando possível, consciente do que o levou a adoecer, acompanhando-o em direção ao seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário