segunda-feira, 28 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA


A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Neste texto trago um bônus informativo em relação às cores e as crianças, pensando exclusivamente na proposta desse processo arteterapêutico e em cada atividade que foi desenvolvida para um melhor desempenho e aproveitamento dos participantes.
As cores facilitam o processo de assimilação dos ensinamentos e com uma dose de criatividade os aprendizados se tornarão mais ricos. Quando utilizamos cores e decoração em formas distintas, podemos inserir o atrativo que falta para que a criança se apaixone pelo assunto a ser ensinado/trabalhado.
O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, a fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção das crianças. Por esse fato, as pessoas responsáveis pela educação e desenvolvimento dos pequenos devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante na educação.
A criança aprende as cores por etapas e a nomeação é a última delas. Primeiro é necessário desenvolver um conjunto de outras competências (pré-requisitos).
Numa primeira fase, por volta dos 18 meses, à criança começa a perceber semelhanças e diferenças entre objetos. Antes de saber que o amarelo é o amarelo, a criança tem de perceber que o amarelo é diferente do azul, ou do vermelho.
Terá que conseguir emparelhar objetos da mesma cor, depois aos poucos, através do reforço constante do nome da cor, conseguir apontar a cor a pedido e mais tarde, generalizar o conceito e nomear finalmente com sucesso e certeza a cor de um objeto.
As cores são estímulos vibrantes, interagem conosco mesmo sem nossa permissão. O cérebro capta o estímulo e obedece. Quando um professor utiliza em suas aulas os estímulos certos, acaba proporcionando à criança uma interação positiva com o meio em que ela está inserida.

Criança que aprende a lidar com as cores desde cedo é mais equilibrada e centrada no que está sendo proposto. Quanto antes esse estímulo colorido fizer parte da vida da criança, melhor será seu desempenho na sua formação escolar e social.
A criança no começo é condicionada aos estímulos porque está recebendo as cores de fora para dentro. Com o tempo irá desenvolver entendimento e o estímulo acontecerá de dentro para fora. Ou seja, ela filtra o que vem do externo aproveitando apenas o que realmente lhe interessa.

Efeitos psicológicos da cor
A cor aumenta a memorização, recordação e reconhecimento, tornando mais fácil de entender, mais claro e eficiente o aprendizado.

Efeitos fisiológicos da cor
As cores afetam nosso sistema nervoso. Estudos apontam, por exemplo, que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso simpático, o que resulta em alterações fisiológicas tais como um aumento do ritmo cardíaco. Em contrapartida, tons suaves de azul e verde criam o efeito fisiológico oposto e nos ajudar a relaxar.

Efeitos emocionais da cor
As próprias cores e os significados que atribuímos a elas afetam nossas emoções e humores. Por exemplo, o amarelo nos traz a sensação de felicidade e energia. Em um nível individual, uma pessoa poderia associar à cor amarela a cor de sua casa durante a infância, que invoca lembranças e sentimentos agradáveis.

Jana Rodrigues
                                                                                                                   Arteterapeuta/Arte educadora 
                                                                                                                          Psicanalista/PNL


                                                                                                       







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