A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA PRIMEIRA
INFÂNCIA
Neste texto trago um bônus
informativo em relação às cores e as crianças, pensando exclusivamente na proposta
desse processo arteterapêutico e em cada atividade que foi desenvolvida para um
melhor desempenho e aproveitamento dos participantes.
As cores facilitam o processo de
assimilação dos ensinamentos e com uma dose de criatividade os aprendizados se
tornarão mais ricos. Quando utilizamos cores e decoração em formas distintas,
podemos inserir o atrativo que falta para que a criança se apaixone pelo
assunto a ser ensinado/trabalhado.
O uso das cores tem uma ligação
direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de
figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e
cognitiva, raciocínio, a fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é
completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se
estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam
a atenção das crianças. Por esse fato, as pessoas responsáveis pela educação e
desenvolvimento dos pequenos devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante na educação.
A criança aprende as cores por
etapas e a nomeação é a última delas. Primeiro é necessário desenvolver um
conjunto de outras competências (pré-requisitos).
Numa primeira fase, por volta dos
18 meses, à criança começa a perceber semelhanças e diferenças entre objetos. Antes
de saber que o amarelo é o amarelo, a criança tem de perceber que o amarelo é
diferente do azul, ou do vermelho.
Terá que conseguir emparelhar
objetos da mesma cor, depois aos poucos, através do reforço constante do nome
da cor, conseguir apontar a cor a pedido e mais tarde, generalizar o conceito e
nomear finalmente com sucesso e certeza a cor de um objeto.
As cores são estímulos vibrantes,
interagem conosco mesmo sem nossa permissão. O cérebro capta o estímulo e obedece.
Quando um professor utiliza em suas aulas os estímulos certos, acaba
proporcionando à criança uma interação positiva com o meio em que ela está
inserida.
Criança que aprende a lidar com
as cores desde cedo é mais equilibrada e centrada no que está sendo proposto.
Quanto antes esse estímulo colorido fizer parte da vida da criança, melhor será
seu desempenho na sua formação escolar e social.
A criança no começo é
condicionada aos estímulos porque está recebendo as cores de fora para dentro.
Com o tempo irá desenvolver entendimento e o estímulo acontecerá de dentro para
fora. Ou seja, ela filtra o que vem do externo aproveitando apenas o que
realmente lhe interessa.
Efeitos psicológicos da cor
A cor
aumenta a memorização, recordação e reconhecimento, tornando mais fácil de
entender, mais claro e eficiente o aprendizado.
Efeitos fisiológicos da cor
As
cores afetam nosso sistema nervoso. Estudos apontam, por exemplo,
que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso simpático, o que
resulta em alterações fisiológicas tais como um aumento do ritmo cardíaco. Em
contrapartida, tons suaves de azul e verde criam o efeito fisiológico
oposto e nos ajudar a relaxar.
Efeitos emocionais da cor
As
próprias cores e os significados que atribuímos a elas afetam nossas
emoções e humores. Por exemplo, o amarelo nos traz a sensação de felicidade e
energia. Em um nível individual, uma pessoa poderia associar à cor
amarela a cor de sua casa durante a infância, que invoca lembranças e
sentimentos agradáveis.
Jana Rodrigues
Arteterapeuta/Arte educadora
Psicanalista/PNL
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