O trabalho do Arteterapeuta na orientação vocacional
Os Arteterapeutas atuam também na prevenção e na psico-higiene da vida dos pacientes pois a prevenção é a ação que intervêem nas atividades do cotidiano e na vida dos seres humanos, promovendo a melhoria da saúde.E é neste contexto que a arteterapia é inserida na orientação vocacional para adolescentes.A adolescência é um período de crise comum a todos os seres humanos. Além dos conflitos que são normais nessa fase, acrescentamos aí as exigencias da sociedade, principalmente da família, querendo que o adolescente defina precocemente sua escolha profissional.
O Arteterapeuta têm o papel de proporcionar condições para que o adolescente se coloque, "se ouça". Dando-lhe a possibilidade de desenvolver-se como uma pessoa livre e responsável, assintindo-o na tarefa de escolher o que fazer, ou"quem ser".
Realizando um trabalho de prevenção para que o adolescente não se sinta perdido ao terminar o segundo grau.
Uma boa orientação vocacional deve começar antes do termino do 2º grau, preferencialmente na 2ª série.
O trabalho com Arteterapia, consiste em dar condições ao adolescent
e de, através do uso de recursos vivenciais e expressivos (desenho, pintura, modelagem, colagem, narração de histórias,...), promover a qualidade de vida ao relacionar significativamente o mundo interno e o externo, propiciando o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais, o autoconhecimento, a aprendizagem significativa e o crescimento psíquico.
Em um processo arteterapêutico trabalha-se com a expressão espontânea que nasce nas profundezas de nosso ser. Se existe algo que impeça essa expressão, que impeça a criatividade,temos que ajudá-lo a remover estes obstáculos para que o fluxo volte a ser natural. Como diz Nachmanovich (1993) "o que temos que expressar já existe em nós, é nós". E, para quem não sabe, fluxo normal é saúde.
A Arteterapia não se prende na estética do material produzido, "processo vivido coloca a arte como mediadora". Através da obra do adolescente seja em "um processo analítico, em uma oficina arteterapêutica ou em grupos de orientação e prevenção, a arte, como atividade plástica, permite que o indivíduo perceba seu mundo interno pelo refletir de sua produção, podendo ser facilitada a elaboração e a integração de conteúdos internos à consciência, implicando no crescimento do indivíduo." Com isso ele é capaz de se conhecer, conhecer a situação atual e poder antecipar uma situação futura com mais segurança.