sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Processo Arteterapêutico

O que esperar de um processo Arteterapêutico

Para vivenciar um processo arteterapêutico não há necessidade de obter alguma técnica ou conhecimento em artes. 
Segundo as especialistas, obter conhecimento em artes é sempre relaxante e saudável, mas não significa que funcionará como Arteterapia. Para que um processo arteterapêutico obtenha sucesso, deve ser praticada sob o olhar cuidadoso de um profissional. É essa presença ativa do arteterapeuta que facilitará o processo de perceber e lidar com os conteúdos apresentados em terapia. 
O que se espera do arteterapeuta é que eles sejam hábeis na comunicação das palavras e das imagens trabalhando com o paciente de forma individual.
O paciente em um estágio avançado em arteterapia , deve ser capaz de ver as coisas belas que produziu como algo vindo do do seu interior, sua criação, sob forma de janela do seu mundo interior para o exterior. 
Um processo arteterapêutico não é apenas uma orientação técnica que guie o paciente na reflexão sobre os problemas e na busca da superação das dificuldades é uma ferramenta onde a arte é utilizada como a linguagem da alma. Porém, o que existe de mais terapêutico é a presença amorosa do outro, que ajuda a identifi car as áreas complexas que dificultam o caminhar. O poder da relação é que é extremamente curador – porque, na companhia do outro, é mais fácil transcender a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário