quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Arte, seus Símbolos e a Cura !

A Arte, sua simbologia e a cura! 

Ao longo da história, em diferentes culturas e manifestações artísticas como a dança, música, esculturas, pinturas corporais ou na areia etc, têm sido usadas pelo homem em seus rituais de cura. A explicação para isso é que todas essas atividades possibilitam a decodificação das sensações. 
Em uma sessão de Arteterapia, esse ritual se repete
A criação acontece de forma espontânea, sem preocupação com padrões estéticos. Entre os instrumentos utilizados estão pintura, colagem, modelagem, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens. Os resultados são muitos, rápidos e profundos, pois a arte possibilita a cura por meio da expressão das emoções e da ampliação da percepção do mundo subjetivo (consciência). 
Observando a própria obra, o paciente tem a oportunidade de comentar o que vê e percebe, além de identificar o que pode ser reformulado em sua vida.
A arte, em si, representa uma ferramenta de liberação das angústias e do desconforto, expressando a potencialidade e a realidade humana, além de ser um instrumento para compreender a si mesmo e até resolver algumas dificuldades. 
Essas formas de vivenciar as feridas emocionais permitem vislumbrar novas perspectivas. "A imagem em um pedaço de papel é uma mensagem de você para você mesmo. Como a arte é uma metáfora, ela proporciona a descoberta de possibilidades", afirma Selma Ciornai, psicóloga e psicoterapeuta, supervisora e coordenadora acadêmica do curso de Especialização em Artete
rapia do Instituto Sedes Sapientiae, em SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário